Para lançar uma associação, ONG ou uma fundação não basta ter paixão. Além da vontade gigante de mudar o mundo, para assegurar a gestão diária da sua Associação – com ou sem fins lucrativos – é preciso a ferramenta certa para o apoiar nesta evolução. Saiba qual.
Só com planeamento e rigor é possível cumprir as tarefas quotidianas que a sua associação implica. E, sobretudo, cumpri-las de forma eficaz, em pouco tempo e sem desperdício de recursos, para que se possa dedicar ao que realmente importa: a missão da sua entidade.
Nesta perspetiva, pode ser útil encarar a gestão de uma organização do Terceiro Setor – conhecidas como ONG – como se fosse a de uma empresa. De que forma? Com o apoio de ferramentas robustas de gestão.
Como pode um software melhorar a gestão diária da sua associação? Nós explicamos.
#1 Simplificar e automatizar tarefas administrativas
Numa organização todos os recursos contam e podem fazer a diferença. Especialmente se se tratar de uma organização sem fins lucrativos. Por isso, um software de gestão pode ajudá-lo ao automatizar processos administrativos que roubam tempo precioso, como faturação de quotas, gestão de associados, envio de newsletters para os seus contactos ou gestão de tesouraria.
#2 Mais rapidez no processamento de pagamentos
Há um motivo simples que faz com que as empresas recorram frequentemente a ferramentas de gestão: é mais fácil e rápido processar pagamentos e de outros documentos contabilísticos.
Com um software de gestão, deixa de perder tanto tempo com o processamento de pagamentos de quotas, lançamento de documentos para pagamento por multibanco ou emissão das declarações para efeitos de IRS dos seus doadores. O software PHC GO faz isso por si.
#3 Gestão mais ágil na marcação de reuniões e assembleias
O software também ajuda a sua associação a gerir melhor os registos de associados, bem como a marcação de reuniões. Além de organizar os registos, é possível definir e consultar de forma rápida toda a informação de reuniões e assembleias. Tudo isto com poucos cliques.
#4 Melhor gestão dos valores a receber, para uma melhor saúde financeiras
À medida que o número de associados sobe, torna-se mais complicado gerir manualmente quem tem as quotas em dia e quem ainda não fez o pagamento devido. O software ajuda-o a centralizar e simplificar toda a gestão de pagamentos.
Em poucos segundos, consegue obter informação dos sócios que têm quotas e joias pagas – enviar a informação do valor em falta aos associados que não pagaram e ainda emitir facilmente as declarações para o IRS de forma rápida e direta, de forma que tenha a informação de donativos pronta para o Modelo 25 da AT.
#5 Menos tempo a gerir reuniões
Agora que já tem os seus registos de sócios organizados, também a gestão de reuniões se torna mais simples com o PHC GO. Envie rapidamente e-mails personalizados de convocatórias para reuniões e assembleias, consulte as atas de reuniões em qualquer dispositivo e deixe de perder tempo com burocracias.
#6 Inative sócios que já não estão consigo
Quando se coloca um sócio no estado de inativo, inativa-se também o cliente a ele associado e as avenças criadas. Ou seja, as ações de faturar joia e donativo deixam de estar disponíveis. Desta forma, fica livre de possíveis equívocos e consegue, previamente, obter valores mais precisos das quotas a receber.
PHC GO: mais eficiência, menos tarefas administrativas
Um software de gestão é assim uma ferramenta importante para ajudar as associações a alcançarem as suas metas de forma mais eficiente e eficaz, garantindo a melhor gestão das suas atividades e processos administrativos.
Por isso, o add-on Gestão de Associações do PHC GO é uma solução exclusiva para acabar com complicações e perdas de tempo, através de funcionalidades que permitem:
- Preencher características nos sócios e mantenha características por tipo de sócio. Selecione o tipo de sócio e as características associadas ficam prontas para ser preenchidas.
- Definir as quotas e processe-as por sócios ou por grupo de sócios relacionados.
- Definir e consultar a ordem de trabalhos, conclusões e atas das reuniões e assembleias de forma centralizada
- Enviar e-mails personalizados para manter os seus associados informados em datas chave e convocá-los para reuniões e assembleias.
- Lançar de forma rápida documentos para pagamento por multibanco, válidos legalmente e juridicamente.
- Emitir as declarações para o IRS dos seus doadores de forma rápida e direta.
- Obter a informação de donativos pronta para o Modelo 25 da AT.
- Garantir que a associação não continua a emitir quotas para sócios inativos.
- Identificar e selecionar os Avisos a utilizar na comunicação com os sócios.
Comece hoje a gerir com maior facilidade e eficácia as suas quotas, sócios e reuniões.
Com o PHC GO, querer é Poder.