Qual a importância do Relatório Único? E quais as vantagens do seu correto preenchimento? Garanta que, na hora H, a entrega deste documento fundamental está assegurada.
Qual a importância do Relatório Único? E quais as vantagens do seu correto preenchimento? Garanta que, na hora H, a entrega deste documento fundamental está assegurada.
A entrega do Relatório Único é uma obrigação anual, fundamental para garantir a transparência nas atividades fiscais das empresas em Portugal.
Por um lado, permite às autoridades fiscais avaliarem a correção dos impostos cobrados. Por outro, é também uma forma das empresas fazerem uma avaliação da sua situação fiscal de forma consolidada.
Salvaguardar a sua entrega é uma preocupação das empresas. Por isso, damos-lhe a informação de que precisa para antecipar o seu preenchimento sem ultrapassar o prazo legal, evitando atrasos desnecessários ou multas que podem ascender até aos 9.600€.
Para além do anexo 0, que agrega a informação da folha de rosto, o Relatório Único é composto por seis anexos:
A entidade empregadora tem a obrigação de entregar o Relatório Único – exclusivamente por via eletrónica –, relativo aos empregados abrangidos pelo Código do Trabalho.
Deve ser entregue apenas pelos empregadores, pelo que o trabalhador independente só estará obrigado à entrega do relatório se tiver trabalhadores ao seu serviço.
Entre outros dados, o Relatório Único permite visualizar, por exemplo, o Balanço Social da empresa ou o Balanço das Diferenças Remuneratórias entre mulheres e homens, dados construídos com base nas respostas dadas nos diferentes anexos do Relatório Único.
Cumprir as obrigações fiscais, onde e quando quiser
Pelo volume de informação que engloba, o seu preenchimento pode revelar-se uma tarefa complexa e morosa, principalmente no caso de ser preenchido de forma manual.
Pelo enorme volume de informação que contém, funciona como barómetro das empresas, permitindo ainda identificar as oportunidades que tornam possível melhorar a eficiência fiscal das mesmas.
Sabia que o Relatório Único pode ainda ser uma ferramenta útil na negociação de acordos fiscais com as autoridades? E que um software de gestão pode simplificar a sua entrega?
O software de gestão PHC CS está preparado para produzir automaticamente o Relatório Único, tanto em ambiente Web como em Desktop.
Ao optar fazê-lo em web, para além de todas as vantagens de mobilidade inerentes e que se traduzem na possibilidade de criar este documento na hora e no dispositivo mais convenientes, é ainda possível pré-visualizar os dados calculados tal como aparecem na impressão – percebendo de imediato e ao pormenor os valores e dados apresentados. O ficheiro pode também ser comunicado na hora, via webservice.
Assegurar a regularização deste documento tão fundamental, dá às empresas velocidade e segurança, sinónimo de mais tempo para a realização de outras tarefas.
Saiba como tudo se processa no PHC CS, aqui.
Quer garantir o cumprimento fiscal da sua empresa?
Com o software de gestão PHC CS, querer é poder.