Faturação eletrónica: Assinatura qualificada obrigatória
Comece hoje mesmo a assinar as suas faturas de acordo com a lei.
Está a emitir faturas legalmente válidas?
De forma a assegurar a sua validade, os documentos só podem ser assinados com certificado em nome da empresa.
A PHC CS apoia a sua empresa
no cumprimento desta exigência fiscal
O PHC CS Assinaturas Qualificadas permite às empresas assinar eletronicamente documentos de faturação a entidades privadas e públicas, a partir do software e em conformidade com o disposto no Decreto lei n.º 28/2019.
Enquanto solução integrada, o PHC CS Assinaturas Qualificadas assegura a correta emissão de todos os documentos, proporcionando:
Os meus documentos de faturação assinados por uma terceira entidade, são válidos?
Consigo assinar faturas CIUS PT com o meu selo qualificado?
Sim. Com o PHC CS Assinaturas Qualificadas assina faturas em formato CIUS PT – para a emissão de faturação eletrónica à administração pública e empresas públicas.
Que documentos devem ser assinados?
A lei aplica-se às faturas e demais documentos fiscalmente relevantes, seja em formato PDF ou XML, enviados por e-mail ou qualquer outra via eletrónica.
A minha empresa está abrangida?
A obrigatoriedade da assinatura digital qualificada abrange todas as empresas que emitam documentos por via eletrónica, nomeadamente:
- Empresas que optem por enviar as suas faturas em PDF por e-mail em detrimento do uso do papel;
- Empresas que emitam faturas eletrónicas (em formatos estruturados como XML e outros modelos de EDI) que não transacionem os documentos em cenários sob o acordo tipo EDI Europeu;
- Empresas privadas e públicas que faturem a entidades da Administração Pública, nomeadamente no formato CIUS-PT UBL 1.2.
Quais os benefícios de enviar faturas por via eletrónica?
As vantagens para qualquer negócio são muitas e passam pelo nível de poupança envolvido, pelo aumento da produtividade e eficiência administrativa (automatização do registo de documentos nos casos de XML ou outros formatos estruturados), pela agilização da relação com o cliente, por um maior rigor dos dados, uma maior poupança de espaço físico (os sistemas de arquivo dos elementos da contabilidade das empresas podem ser totalmente eletrónicos), maior segurança e confidencialidade da informação, acesso facilitado à documentação, já para não falar da questão “pegada ecológica” associada à dispensa da impressão em papel.
Qual a diferença entre uma assinatura digital e um selo eletrónico?
As empresas precisam de um certificado que as identifique enquanto entidade e, para além disso, precisam ainda de garantir a assinatura digital qualificada para efetuar a assinatura dos documentos (selo eletrónico).
Faturas em PDF são consideradas faturas eletrónicas até 31 dezembro de 2023
Até 31 de dezembro de 2023, poderão continuar a ser aceites faturas em formato PDF em substituição das de papel, sendo consideradas faturas eletrónicas para todos os efeitos previstos na legislação.
Certificados avançados servem para assinar?
A partir de 1 de janeiro, para que uma fatura enviada por via eletrónica tenha valor probatório para efeitos legais, só podem ser usados certificados qualificados.
Como verificar a legalidade de uma fatura?
Para garantir a autenticidade dos documentos de faturação da empresa, é essencial saber identificar os elementos que lhes atribuem a legalidade:
- Certificado e assinatura digital qualificada em nome da empresa que as emite;
- Identificação da empresa em todos os documentos emitidos;
- Preço líquido e valores tributáveis na fatura;
- Denominação detalhada dos bens ou serviços prestados;
- Faturas datadas e numeradas sequencialmente
Descubra, em detalhe, os requisitos obrigatórios para a emissão de faturas eletrónicas.
Como enviar faturação eletrónica aos meus clientes?
Uma fatura eletrónica por ser enviada por email, ou por um sistema EDI para faturação eletrónica – como a eSPAP ou o Saphety Invoice Network. Um sistema EDI – Electronic Data Interchange -, permite o envio e receção dos documentos de forma segura, em qualquer um dos formatos estruturados.
O PHC CS envia a faturação eletrónica em sistemas EDI?
Sim, o PHC CS envia e recebe faturação eletrónica de e para entidades registadas na Saphety Invoice Network.
O PHC CS cumpre com os requisitos da faturação eletrónica a entidades públicas, assim como o envio via eSPAP?
Sim. O PHC CS emite faturação eletrónica a este tipo de entidades no formato exigido – CIUS-PT -, e envia todas as entidades registadas na eSPAP.