Novas Versões MSS e Novos Requisitos Legais

MSS51

A Sysdev disponibilizou recentemente mais uma atualização do MSS, a versão 5.1.2. Já há alguns meses tinha sido disponibilizada a versão 5.1.1.

Estas atualizações que provavelmente passaram despercebidas a muitos de vocês, e isto tem a ver com um novo conceito que foi criado para numerar as versões de MSS, que são as sub-versões.

Como já sabem, o histórico recente de versões do MSS foram a 4.5, a 5.0 e a mais recente, a versão 5.1. A migração entre versões do MSS, é feita em 2 passos, primeiro a atualização do servidor do MSS, e depois a instalação nos dispositivos tablet e smartphone da nova versão do MSS, o que é um processo que obriga a intervenção manual nos tablets/smartphones dos clientes.

Como têm surgido com uma cadência maior novos requisitos legais e que têm sofrido alterações de datas com muita frequência, a Sysdev decidiu criar novas “sub-versões” em vez de novas “versões”, para facilitar os processos de atualização e responder a estas alterações legais, de forma mais ágil, tanto para a Sysdev como para os nossos parceiros.

O processo de migração para uma nova sub-versão tem 2 componentes:

A atualização do servidor, que é feita de forma normal, executando o Setup de atualização no servidor;
A atualização dos dispositivos, que na maioria dos casos é feita de forma automática.
Por exemplo, quem instala o MSS nos tablets e smartphones a partir das Stores (Google/Apple/Microsoft) e tem as atualizações automáticas ativas, esta atualização é feita de forma automática.

Alguns de vocês até já se poderão ter apercebido disto, instalaram nos tablets a versão 5.1.0 do MSS e provavelmente a maioria deles já terá a versão 5.1.1 ou mesmo a 5.1.2 instalada. Quem faz Sideloading, tem de instalar manualmente o update nos equipamentos, mas sem necessidade de re-instalação, basta fazer a instalação do update, uma vez que a versão “principal” continua a ser a mesma, a 5.1.

Estes 2 pontos de atualização, podem ser feitos por qualquer ordem e as subversões do MSS são compatíveis entre si. Isto significa que é possível ter por exemplo o Backoffice na versão 5.1.0 e os dispositivos na versão 5.1.2 e vice-versa.

Novas Funcionalidades da v5.1.1
Na versão 5.1.1 do MSS foi adicionado um novo módulo de integração com a plataforma Saphety para assinatura digital de PDFs.

Como sabem a partir de 1 de Janeiro de 2023, para que uma Fatura em formato PDF seja considerada válida, deve ter uma assinatura digital.

No caso dos utilizadores do MSS que pretenderem enviar as Faturas aos seus clientes unicamente em formato PDF por e-mail a partir do MSS e quiserem que estes ficheiros PDF sejam assinados digitalmente, terão de ter tanto o Backoffice como os dispositivos na versão 5.1.1 ou superior, e adquirir à Sysdev uma licença para o conector com a Saphety. Este conetor terá um custo fixo anual de 79€, por instalação MSS, não está indexado ao número de terminais nem de documentos.

Além disso, devem criar uma conta na Saphety, adquirindo o pacote “Enviar Fatura em PDF” que melhor se ajustar às necessidades de cada caso, estando estes pacotes da Saphety normalmente indexados ao número de documentos emitidos. Saiba mais aqui.

Atenção, que estamos a falar de assinatura digital de PDFs para os enviar aos clientes por e-mail e não de Faturação Eletrónica.

A Sysdev está a estudar a integração com outros fornecedores deste serviço, como alternativa à Saphety, podendo os parceiros contactar a Sysdev no caso de quererem propor à Sysdev outras integrações. Nesse caso a Sysdev fará a análise dessa possível integração, e no caso desse conector ser feito, poderá ter um custo igual ou não ao da Saphety, irá depender do esforço de implementação e manutenção associado a esse conetor.

Novas Funcionalidades da v5.1.2
Na versão 5.1.2 do MSS está disponível a configuração do ATCUD com a respetiva comunicação das séries à A.T.

Como muitos de vocês sabem, a partir de 1 de Janeiro de 2023, todas as séries documentais têm de ser previamente comunicadas à A.T., às quais será atribuído pela A.T. um identificador único que depois será usado para gerar o ATCUD.

Sendo assim, durante o ano de 2022, quem emite documentos assinados digitalmente, tem de proceder à atualização do MSS para a versão 5.1.2 ou superior. De seguida deve efetuar a comunicação das series à A.T. para que sejam emitidos os documentos com ATCUD.

Consulte a nota técnica aqui.

As versões 5.1.1, 5.1.0, 5.0 ou anteriores não emitirão documentos com ATCUD. Neste caso tanto o Backoffice como os dispositivos devem ter pelo menos a versão 5.1.2 instalada.

PDAs com Windows Mobile e Windows CE
Como é do vosso conhecimento, a Sysdev já tinha comunicado o fim de suporte ao Windows Mobile e Windows CE para 31 de Dezembro de 2022 o que coincide com a versão 5.1.0.

Atendendo ao facto de ainda existir um número elevado de utilizadores MSS com estes equipamentos, decidimos implementar ainda a versão 5.1.2 do MSS para Windows CE/Mobile. Esta atualização permite que estes equipamentos, se tiverem o MSS 5.1.2 instalado, façam a emissão de documentos com o ATCUD.

A Sysdev, não vai alterar esta data de fim de suporte ao Windows CE / Mobile, mas quem tiver o MSS 5.1.2 neste tipo de equipamentos, deverá conseguir continuar a emitir documentos a cumprir todos os requisitos legais após esta data. Depois de 31 de Dezembro de 2022, estes equipamentos não deixarão de funcionar, mas deixarão de ter suporte oficial da Sysdev. Assumimos, no entanto, um compromisso de efetuar esforços durante o ano de 2023, para no caso de pequenos problemas que possam acontecer durante esse ano e que possam ser resolvidos sem um investimento de tempo demasiado grande da nossa parte, nem associados a “grandes” alterações legais, de os tentar resolver para manter estes equipamentos funcionais durante o ano de 2023.

Alertamos também para o facto de a funcionalidade de assinatura digital de PDFs com a Saphety, não estar disponível para Windows Mobile/CE.

A partir de 1 de Janeiro de 2024 a Sysdev deixará definitivamente de dar qualquer tipo de suporte a estes equipamentos

Partilhar:

Artigos relacionados

Scroll to Top

Fale connosco e saiba qual a melhor solução para o seu negócio

Skip to content